Eizens Academia em São Caetano do Sul

Aprenda o que é o High-Intensity Interval Training (HIIT) - Academia Eizens em São Caetano do Sul

Eizens Academia      terça-feira, 29 de março de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

O HIIT é o treino mais popular do momento. Ele tem sido visto como o melhor método para queima de gordura muscular que existe. Mas, o que é o HIIT afinal?

HIIT significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Olhando de perto, o treino consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto tempo pré-determinado (1 a 2 minutos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo). Isso dura até somar 30 minutos, entre exercícios e intervalos. Alguns treinadores sugerem que o intervalo não precisa ser ativo, deixando a pessoa descansar sem fazer nada, mantendo completamente o foco nos minutos de atividade intensa.

Na faculdade de Educação Física aprendemos que o melhor para a queima de gordura corporal é realizar exercícios aeróbios de forma contínua e em baixa intensidade. Dessa forma o organismo preserva a massa muscular e coloca as banhas para trabalhar como combustível do exercício. Sim, cientificamente é verdade, mas na prática isso não funciona bem. Se você duvida, pode testar.

A grande vantagem do HIIT é utilizar os benefícios do efeito EPOC. EPOC é o consumo aumentado de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante o resto do seu dia. 

O HIIT demora 30 minutos apenas e não requer nenhum equipamento especial. Aí vão algumas sugestões:

  • Pular Corda: 2 minutos pulando e 2 caminhando (ou parado descansando)
  • Corrida: Sprints de 100m e caminhada de 200m
  • Bater Saco (Boxe): 2 minutos de pancadaria e 2 minutos caminhando
  • Subir Escadas: 1 minuto subindo e 2 descendo

Logicamente esses exemplos são mutáveis. Se você não aguenta pular corda 2 minutos, comece com 30 segundos, por exemplo. O segredo é não aumentar o tempo da atividade. O ideal é manter o tempo curto e realizar o exercício da forma mais intensa e explosiva possível.

Fonte: Blog Ácido Lático

A Academia Eizens possui aulas de HIIT Training! Acompanhe nossos Horários!

Comentários

Últimos artigos

Melhores exercícios para seus ombros

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Você está fazendo suas séries corretamente?

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Supino com Ajuda: Saiba como fazer corretamente

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Saiba como Correr de Forma Correta

quinta-feira, 10 de março de 2016

Todos os direitos reservados a Academia Eizens ©